26 de maio de 2010

como a tartaruga venceu o elefante e o hipopótamo

O Elefante e o Hipopótamo costumavam fazer as refeições juntos e eram bem amigos. Um dia, quando estavam jantando, apareceu uma tartaruga dizendo que, embora os dois fossem grandes e fortes, nenhum deles seria capaz de puxá-la para fora do rio com uma corda, e ofereceu ao Elefante dez mil varas de prêmio se conseguisse tal proeza no dia seguinte. O Elefante, vendo a pequena Tartaruga, disse desdenhosamente:
- Pois eu lhe darei vinte mil varas se não conseguir puxá-la.

Assim, no dia seguinte, a Tartaruga providenciou uma corda bem forte e, entrando no rio, por sinal um lugar que conhecia muito bem, amarrou uma das pontas em uma enorme pedra. A outra ponta entregou ao Elefante para que ele puxasse. Em seguida, voltou para o rio e ficou escondida. Na maior tranquilidade, o Elefante deu um puxão, certo de que seria fácil demais. Nada aconteceu. O sorriso morreu em seus lábios, e ele puxou com mais força. Nada. Agora com força e muita raiva. Novamente nada. O suor começou a escorrer, e a raiva aumentou. O Elefante puxou com toda a força que tinha, e, como era de esperar, a corda arrebentou.
Antes que fosse desmascarada, a Tartaruga foi imediatamente até a pedra e desamarrou a corda, amarrando-a em uma de suas patas. Saiu da água mostrando-a a todos que a esperavam na margem do rio. Ainda bem contrariado, o Elefante foi obrigado a admitir que fracassara. A Tartaruga vencera e, portanto, levou as vinte mil varas prometidas.
Passou-se algum tempo,e a Tartaruga, que desde então vivera muito feliz com sua esposa, gastando o que ganhara do Elefante, viu suas economias diminuirem de forma preocupante. Resolveu valer-se do mesmo truque para enganar o Hipopótamo e conseguir mais uma grande quantidade de varas. É claro que o Hipopótamo concordou imediatamente. Mas impôs uma condição: dessa vez ele que ficaria dentro d´água, e a Tartaruga em terra firme. Ela concordou e amarrou a ponta da corda na pata do Hipopótamo, que rapidamente entrou na água. Assim que ele virou as costas, ela amarrou a outra ponta no tronco de uma forte árvore na margem do rio.
Pobre Hipopótamo! Ocorreu com ele o que havia ocorrido com seu amigo Elefante. Puxou, puxou, puxou...E, quanto mais puxava, mais cansado ia ficando. Quando percebeu que todo o seu esforço era inútil, deu-se por vencido e decidiu sair do rio.
O Hipopótamo reconheceu que a Tartaruga era mais forte do que ele e, com muita má vontade, pagou as vinte mil varas prometidas. Um pouco depois, juntou-se ao Elefante e eles decidiram se tornar amigos da Tartaruga, já que os dois a consideravam tão forte quanto eles, o que nã era bem assim, pois a sua força não se encontrava no seu físico, mas sim, na sua inteligência.
Agradecida, a Tartaruga disse que, como não poderia viver em dois lugares ao mesmo tempo, mas gostaria de partilhar do convívio de seus novos amigos, deixaria seu filho convivendo com o Elefante em terra firme, enquanto ela própria viveria na água, junto do amigo Hipopótamo.
Isso explica por que as Tartarugas vivem tanto na água quanto em terra firme.

Nenhum comentário:

Uhuuu! I Love You Kesha!And Alvin

Alimente-me se poder